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Alimentação equilibrada com 5 frutas ou legumes por dia!

por Dicas e Manhas, Sábado, 06.07.13

Esta é a combinação perfeita que precisa de consumir para ter uma vida mais saudável. Uma alimentação equilibrada fortalece o sistema imunológico, ajuda a manter o peso e evita problemas de hipertensão e diabetes.


5 por dia = saúde & energia! 

Benefícios para a saúde

As frutas, legumes e hortaliças têm um valor nutricional precioso: hidratam e fornecem vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para uma vida saudável. 
A maioria contém um baixo valor calórico que, aliado ao seu elevado teor em fibra, ajudam no controlo do apetite e ao bom funcionamento intestinal. 
É importante variar os tipos de frutas e legumes ingeridos de modo a diversificar a oferta diária de nutrientes.
E, para quem tem crianças, nada melhor do que começar desde cedo a dar-lhes um bom exemplo. Porque aprender a comer bem é uma lição para a vida inteira.

5 por Dia: Qual a quantidade a ingerir?

A Organização Mundial de Saúde recomenda que sejam ingeridas pelo menos 5 porções de frutas e legumes por dia (cerca de 400 g).
O que conta como uma porção?
Não existe uma medida concreta que defina exatamente uma porção, mas generalizando podemos ter por base o seguinte exemplo, que deverá ser proporcionalmente menor no caso das crianças:
• cerca de 80 g de fruta ou legumes,
• cerca de 1 chávena almoçadeira de legumes crus ou meia-chávena de legumes cozinhados.

Como conseguir as 5 porções ao dia?

É muito fácil. Basta incluir frutas e vegetais em cada uma das refeições.
Por exemplo, acompanhar o pequeno-almoço com um batido ou sumo de frutas, ou adicionar frutos nos cereais.
No intervalo da manhã e da tarde petiscar uma peça de fruta ou misturá-la com iogurte Ao almoço incluir hortaliças ou salada e fruta.
Ao jantar não dispensar uma boa sopa ou legumes.

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por Dicas e Manhas às 00:37









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