Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

 






Beneficios da abóbora

por Dicas e Manhas, Segunda-feira, 29.07.13

Fontes de betacaroteno e vitamina E

As abóboras são muito usadas em pratos culinários, pois constituem uma boa fonte de betacaroteno, que depois o organismo converte em vitamina A. Existem em muitas variedades, e desempenham um papel bastante importante para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana. O betacaroteno é também um antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres,

que podem dar origem a certos tipos de cancro. Outro antioxidante que se encontra em quantidades razoáveis nas abóboras é a vitamina E.

As sementes da abóbora

As abóboras são um alimento fácil de digerir e é raro provocarem reacções alérgicas. Deste modo, são um excelente alimento para as crianças na transição entre a amamentação e a alimentação sólida. As suas sementes também devem ser aproveitadas, pois são uma fonte excelente de ferro e fósforo e ricas em potássio, magnésio e zinco.
Na medicina natural, as sementes de abóbora (pevides) são receitadas para tratar parasitas intestinais, devendo então ser tomadas com um purgante, como o óleo de rícino. Também podem ser indicadas em casos de problemas da próstata e urinários.

A abóbora porqueira e as dietas de emagrecimento

Do ponto de vista da nutrição, são poucas as vantagens da abóbora-porqueira, visto ser constituída por 95% de água e apenas quantidades insignificantes de vitaminas, fibra e nutrientes. Contudo, este legume pode ser um bom elemento numa dieta de emagrecimento, já que uma dose média de 100 g da sua polpa verde-clara contém menos de 10 calorias. Ao contrário das abóboras vulgares e da abóbora-menina, de polpa cor de laranja, que fazem parte da mesma família, a polpa da abóbora-porqueira contém uma quantidade muito reduzida de betacaroteno, embora a casca, que pode ser consumida se não for muito dura, contenha mais do que a polpa. Os beneficios da abóbora são conhecidos há séculos. Por exemplo, as pevides de abóbora são usadas pela medicina popular como diurético e no tratamento contra ténias, quando tomadas com um purgante.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Dicas e Manhas às 19:20









Google +