Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

 






Como limpar ecrãs de LCD e Plasma

por Dicas e Manhas, Quinta-feira, 14.11.13

Os ecrãs de LCD e plasma que integram computadores e televisões de última geração e que são capazes de gerar imagens incrivelmente bem definidas, são tão reais que ficamos com medo de os limpar já que existe a possibilidade do dano. Esses ecrãs parecem - e de facto são - mais sensíveis do que os antigos feitos de vidro e exigem cuidados mais simples do que se imagina.

A diferença básica entre as tecnologias LCD e Plasma é que na tecnologia de plasma cada ponto da tela emite
luz individualmente, enquanto as de LCD funcionam como um filtro que recebe a luz de uma fonte localizada atrás da tela e a transforma em imagem.
Como limpar ecrãs de LCD e Plasma
Os dois tipos podem ser limpos da mesma maneira.
  • O ideal é limpar o aparelho a cada 15 dias. Lembra-se que o gabinete deve ser limpo com pano húmido e, os ecrãs, com uma flanela limpa e seca. Deve ser assim mesmo para os instalados nas áreas de serviço e cozinha, onde a humidade e a gordura imperam.
  •  
Materiais utilizados na limpeza de ecrãs de plasma e LCD
  • Panos de limpeza: os panos de tecido de microfibra são os mais indicados para realizar a limpeza dos ecrãs de plasma e LCD porque não libertam pelugem que se poderiam fixar na superfície. Flanelas e tecidos macios também podem ser utilizados. Panos atoalhados, lenços de papel e tecidos abrasivos não são recomendados, já que podem deixar na superfície minúsculos fios.
  • Espanador antiestático: o primeiro passo é retirar a poeira usando um dos panos citados ou um espanador antiestático, que evitará que o pó seja arrastado pelos panos convencionais, já que isso arranharia a superfície dos ecrãs de LCD e de plasma.
  • Água pura: depois que o ecrã estiver sem pó, podemos passar, sem pressionar, um pano de microfibra ligeiramente humedecido apenas em água.
Tirar manchas gordurosas e de dedos
Se houver manchas de dedos, o que não deveria ocorrer, combine a solução abaixo pontualmente na mancha com uma flanela macia e finalize por passar um pano humedecido apenas em água.
Solução caseira:
1/2 litro de água
2 colheres de sopa da vinagre
Como lidar com algum líquido que salte para o ecrã
A ocorrer, o que deve ser evitado, seque imediatamente o ecrã para que o tempo prolongado de exposição à humidade não o danifique irreversivelmente. Passe um pano ligeiramente humedecido com água limpa se o líquido contiver açúcar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Dicas e Manhas às 19:15









Google +