Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

 






ALGUMAS DICAS DE MANUTENÇÃO AUTOMÓVEL

por Dicas e Manhas, Quarta-feira, 23.08.17

 

BMW-SPYDER_001.jpg

 

 

A manutenção de seu carro é sempre um assunto necessário. A segurança no dia a dia de quem possui um automóvel pode ser mais eficaz através de uma  manutenção periódica que o proprietário pode  visualizar e prevenir.

Algumas dicas o ajudarão a ficar atento a cada detalhe de seu carro, para que ele tenha uma maior

vida útil, não o deixe pendurado e principalmente, contribua para a sua segurança.

 

1. Óleo no motor: semanalmente, antes de ligar o carro pela primeira vez no dia, retire a vareta do óleo e limpe-a para poder medir corretamente o nível. A marca do nível do óleo deve estar entre as marcas “Min” e “Max” da vareta.

 

2. Freios: o fluido de freio deve ser trocado no máximo a cada dois anos, ou conforme a recomendação do fabricante. Ele é o responsável por absorver a água, que pode evaporar com o calor dos freios e formar vapor no sistema, o que prejudica bastante as frenagens.

 

3. Correia dentada: com a correia rompida, o motor estará em risco e sujeito a vários estragos. É preciso atentar-se, sempre, aos prazos de troca, que variam a partir de 40 mil quilômetros, conforme a montadora.

 

4. Água no radiador: verifique sempre com o motor frio se o nível de água está entre as marcas “Min” e “Max”, indicadas no reservatório. É muito importante que o líquido de arrefecimento tenha a proporção correta de aditivo de boa qualidade, nunca somente água pura. Deve-se verificar o nível de água toda semana;

 

5. Velas de ignição: a recomendação para evitar danos é substituir as velas e os cabos de ignição preventivamente a cada 20 mil quilômetros ou conforme as especificações da montadora. Se não estiverem em bom estado de funcionamento o desempenho do motor diminui, e o consumo de combustível aumenta.

 

6. Filtros: responsáveis por evitar a contaminação do óleo, motor, combustível e cabine, os filtros devem ser substituídos seguindo a recomendação da montadora.

 

7. Pneus e rodas: semanalmente, os pneus devem ser calibrados frios. Problemas na calibração geram desgaste prematuro e problemas na dirigibilidade. Também é preciso fazer o rodízio, o alinhamento e o balanceamento, no máximo, a cada 10 mil km;

 

8. Suspensão: formada por um conjunto de peças, a suspensão tem como principal função proporcionar segurança, estabilidade e conforto. Componentes desgastados comprometem a dirigibilidade, aumentando os riscos de acidentes. Preventivamente a suspensão deve ser revisada no máximo a cada 10 mil quilômetros.

 

9. Óleo de câmbio: geralmente, o prazo médio para a troca é de 50 mil km ou três anos, podendo variar de acordo com o uso e modelo do veículo. A substituição é necessária porque o lubrificante antigo perde a viscosidade e pode provocar ruídos e desgaste acentuado nas engrenagens da caixa. Os vazamentos, por exemplo, são indicações de que o carro precisa de reparos.

 

10. Bateria: deve-se sempre verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos. Se o carro precisar ficar parado por muito tempo, é recomendado desligar o cabo do polo negativo para que não descarregue totalmente.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Dicas e Manhas às 12:52









Google +